Política

Paulo Afonso - Bahia - 18/10/2024

Fiscalização de serviços de energia e água deviam partir da prefeitura

Bob Charles
Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a delegação aos municípios da atividade complementar de fiscalização dos serviços de distribuição de energia elétrica.

Em Paulo Afonso,  o serviço de energia é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da concessionária COELBA.

Hoje, a lei de concessões diz que “o poder concedente poderá, mediante convênio de cooperação, credenciar os Estados e o Distrito Federal a realizarem atividades complementares de fiscalização e controle dos serviços prestados nos respectivos territórios”. A nova redação prevê que “os municípios” também sejam credenciados.

Já passou da hora da Câmara Municipal apresentar um projeto que conceda a prefeitura o direito de fiscalizar e punir exemplarmente, se necessário, a Embasa e a Coelba, empresas responsáveis pela distribuição de água  e energia elétrica no município. 

O novo projeto  viria para corrigir falhas das concessionárias “que atualmente só são fiscalizadas pela União”. Para um vereador reeleito, as distribuidoras estão com contratos “que se tornaram obsoletos”

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados