É amplamente reconhecido que os partidos PROGRESSISTA, PSD e SOLIDARIEDADE apresentam as candidaturas mais sólidas nestas eleições. No entanto, no total, 15 siglas, incluindo federações, estão concorrendo. O presidente Municipal do PP, Diego Odisseia espera eleger até três vereadores, expectativa que também é compartilhada pelo PSD e o SOLIDARIEDADE, da vereadora Evinha Oliveira. O PSD, pertencente a Jean Roubert, estima eleger pelo menos dois parlamentares, o que seria um grande marco.
Os outros partidos também estão se esforçando para eleger entre um e dois vereadores. O grupo político identificado como esquerda, composto por Federações PT, PC do B, PV, Rede e Pc do B, trabalha arduamente para eleger dois representantes. Além do PSDB, NOVO, e Rede MDB, que pode emplacar um.
Os partidos Republicanos e, MDB e outros estão em luta para conseguir um lugar na Câmara. Os grandes obstáculos para os partidos maiores são os coeficientes eleitoral e partidário.
Por exemplo, mesmo um vereador com mais de dois mil votos pode perder para um com 1,5, pois para o legislativo é proporcional, não majoritário. A previsão é de que tenhamos candidatos com mais de dois mil votos nestas eleições. Restam apenas 12 dias para as eleições, quando todas as incertezas serão esclarecidas.
. O eleitor está cansado de alguns políticos, mentiram tanto em eleições passadas que nem mesmo o dinheiro ajuda.
. Candidato a prefeito pegar dinheiro emprestado com agiota para gastar na campanha contando que vai pagar depois da eleição com dinheiro público é um investimento de alto risco.
. Evinha Oliveira, Zé Carlos do BTN e Nino Rangel podem passar da casa dos dois mil votos… é o que dizem.