O próximo lote de restituição do Imposto de Renda 2024 será pago no dia 28 de junho. Tradicionalmente, a consulta aos lotes é aberta uma semana antes da data do pagamento.
O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio. Foram contemplados 5.562.065 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de R$ 9,5 bilhões. Para verificar o status da declaração e da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.
Neste ano, excepcionalmente, a Receita Federal mudou a ordem de prioridade de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 para incluir os contribuintes do Rio Grande do Sul. A mudança é uma das medidas anunciadas pelo governo para ajudar moradores do estado após as fortes chuvas registradas entre o fim de abril e o começo de maio.
O governo incluiu os declarantes do estado após as pessoas que têm prioridade por lei, como os idosos e declarantes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Assim, contribuintes gaúchos passam na frente de quem optou por receber a restituição via PIX e /ou utilizou o modelo de declaração pré-preenchida.
A ordem de priorização passou a ser a seguinte:
Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos
Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Contribuintes do Rio Grande do Sul
Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX
Demais Contribuintes