Muitos políticos parecem ter perdido o senso de decoro, discutindo sobre extorsões, negociações obscuras e alianças eleitorais para atingir e manter o poder. O que costumava ser considerado vergonhoso até mesmo para discussões privadas, agora é falado abertamente nas redes sociais e na imprensa e até entre os próprios parlamentares.
Tornou-se um jogo sem regras, onde tudo é permitido! Fake news, chantagear o prefeito e o prefeito por cargos em troca de apoio virou escândalo que não causa mais indignação. Não há quem denuncie, ninguém da política diz nada, nem mesmo em defesa própria. Normatiza-se e institucionaliza-se a canalhice e bandalheira nos partidos.
Essa perda de decoro político subverte a ética, alimenta a descrença pública e denigre a dignidade do cargo. Um cenário onde a integridade perde para a ambição, e o respeito a população é esquecido. Isso resulta em uma sociedade desiludida, onde o bem comum é sacrificado por interesses pessoais, e a confiança na liderança é continuamente corroída. Por isso, a cada eleição é preciso mais dinheiro para esconder o mau cheiro do esgoto por onde escoam os dejetos da política em ano eleitoral.