Levar serviço de atendimento social, oficinas, palestras, brincadeiras, entre outras atrações até população mais distantes, essa foi a missão da Caravana da Cidadania, realizada no sábado, 12 de fevereiro, na Malhada Grande, meio rural de Paulo Afonso
O programa em sua 1ª edição no governo Anilton Bastos, realizou mais de 700 serviços prestados à comunidade. Durante “o “dia de cidadania”, a caravana levou serviços e ouviu da comunidade sugestões para melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela municipalidade nas mais diversas áreas.O objetivo da CARAVANA DA CIDADANIA é aproximar os serviços básicos de saúde e cidadania à população rural com dificuldade de acesso devido a distância com que residem desses centros urbanos. Durante todo o dia, os trabalhadores, produtores rurais e seus familiares tiveram a oportunidade de se consultarem, realizarem exames e também solicitarem documentos pessoais. Tres especialidades médicas foram oferecidas: clinica geral, pediatria e oftalmologia. Também foram disponibilizados à população os serviços de odontologia.
Atendimentos - Para o senhor Manoel Leite, o evento foi uma oportunidade ímpar. “Fica claro o interesse do poder público em melhorar a condição de vida dos moradores”, disse. Já a dona de casa Nadja aproveitou o momento para se inscrever no Programa Bolsa Família. “Há algum tempo já tinha interesse de me cadastrar no programa, mas não tinha como sair de casa, daí estou aproveitando o evento aqui no bairro para fazer meu cadastro”, comentou. A população teve acesso a uma série de outros serviços como beleza (corte de cabelo, escova, unhas e sobrancelhas), desenvolvimento social e emissão de documentos).
A meninada também pôde aproveitar bem o dia, que foi marcado por muitas atividades de recreação e lazer como oficinas de reciclagem, de desenho, pintura, entre outras.
“Esse é um dos projetos de nosso governo que vai atingir maior alcance social. O nosso muito obrigado a todos que contribuíram e apoiaram nosso projeto”, disse o prefeito Anilton Bastos que atuou como médico pediátrico durante a ação. Além do meio rural, a caravana vai atender também às comunidades urbanas. A coordenação da caravana já está trabalhando com o novo cronograma de ações que trabalhará no último sábado de cada mês. A coordenação prevê que ao final do roteiro aproximadamente 7 mil pessoas ( 50% da população que vive no meio rural) serão atendidas