O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar o ex-prefeito de Jeremoabo João Batista Melo de Carvalho apto a concorrer à sucessão municipal no dia 6 de outubro. Dessa forma Tista de Déda vai disputar a eleição contra Mateus de Derí, sobrinho do atual prefeito e Fábio da Farmácia (PT). A inelegibilidade significa necessariamente o fim de uma carreira política.
Em alguns casos, como em Jeremoabo, a decisão foi revertida, abrindo caminho para retorno de Tista à política. Na terra da Jurema em Flôr, o eleitor sabe dessa história de có e salteado. A ex-prefeita Anabel de tista é o exemplo disso. Em 2016 se candidatou, à reeleição, ganhou, porém, não assumiu.
O então presidente da Camara vereador Antônio Chaves assumiu o cargo por mais de um ano, quando houve a eleição suplementar. 26 eleitores foram às urnas naquele domingo (23/06) A mesma cena pode ser repetir caso Tista venha a vencar a eleição no dia 6 de outubro.
Este é apenas um exemplo notório. Há também outros políticos que foram considerados inelegíveis e tentaram voltar à cena sem sucesso.