No próximo pleito, os pauloafonsinos elegerão não mais 15 vereadores, mas 17. “Isso mexe com o cenário e traz a possibilidade de estimular novos players a participar do processo”, comentou o sociólogo especialista em marketing político, José Renato. apesar disso, mais vagas podem atrair também quem já teve mandato e hoje está sem.
Historicamente, há uma tendência de se buscar novos nomes na Câmara e o percentual de renovação tem oscilado entre 50% e 60%. Justamente por isso, nos corredores do legislativo municipal o comentário é de que, com mais cadeiras disponíveis, aumentariam as chances dos atuais vereadores se reelegeram.
O especialista aposta na renovação, mas com ressalvas: “Não quer dizer que serão nomes inéditos. Provavelmente, muita gente que já teve mandato e não se reelegeu volta nessa eleição”, destacou.
A Câmara, na visão do especialista em Marketing Político, permite a eleição de perfis diferentes, mas todos alinhados com o seu eleitorado. “O pior problema de qualquer político é não entender quem é seu eleitor e qual é o seu próprio perfil.
Quem não entende isso gasta muita energia e acaba não falando com ninguém. Se der tiro pra todo lado, a possibilidade de se perder no meio do caminho é grande”, avisou Zé Renato.
Revelação na política
A vereadora Evinha Oliveira é apontada no meio político como uma das revelações da atual legislatura. Atualmente, inclusive, seu nome é ventilado para a Prefeitura de Paulo Afonso.
E a ex-líder da oposição na Câmara não nega que seu partido terá uma candidatura própria nas próximas eleições, mas pondera: “Não falamos num nome. As pessoas pensam naturalmente em mim e sou grata por isso. Mas sei da responsabilidade”.
Evinha entende que ser cotada como candidata a prefeita é um apontamento de que seu trabalho como vereadora “está no caminho certo”. “Trabalho para entregar um bom mandato e ser reconduzida à Câmara. Mas se o partido entender que devo me candidatar ao Executivo, não me oponho”, revelou.
Nomes de peso já começam a ganhar notoriedade para as eleições deste ano: Ana Clara Moreira, Sheilla Bello, Jaciede (Jaci), Rodrigues, Esmeralda Patriota, Gorete Moreira, Fátima Araújo entre outras.