Em abril de 2024, os vereadores poderão mudar de partido sem perder seus mandatos. A chamada janela partidária fica “aberta” por 30 dias, seis meses antes das eleições, que ocorrerão em outubro. Metade dos parlamentares vai mudar de sigla para ter mais chances de reeleição.
Na Câmara Municipal de Paulo Afonso dos 15 parlamentares, 7 não planejam mudança, mas os demais já admitem que estão avaliando convites e alguns já decidiram o destino.
Os partidos que já sabem quais serão seus novos filiados são o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), PP (Progressistas), Republicanos, Progressistas e União
O PP deve receber o vereador líder do governo na Câmara, Leco e o ex-presidente Pedro Macário Neto, embora circule nos bastidores a informação de que Macario, não vai tentar a reeleição, optando pela indicação do filho. O vereador Zezinho do INPS avalia o mesmo destino, indicar o filho como seu sucessor.
O ex-vereador Edson Oliveira Maciel, o dinho e o ex-vereador Zé Carlos do BTN não escondem a preocupação com a lista de estrelas no PP e podem optar por uma legenda menos concorriida.
Por outro lado, o PP pode perder Paulo Tatu que enxerga a possibilidade de reeleição remota devido a quatidade dd estrelas no partido.
O PSDB é o que mais tem atraído novos aliados, principalmente os sem mandato. Quem vai para o PSDB vai apoiar o pré-candidato a prefeito, Mário Galinho. Com o nome em alta , o partido é o que mais tem recebido adeptos nos últimos tempos.