A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta segunda-feira (23), no CRAS da Prainha, a entrega de certificados a 39 alunos que concluíram o Curso de Informática Básica.
Estiveram presentes ao evento a Secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena; a coordenadora do Programa Educação Inclusiva, Márcia Carvalho; a coordenadora do CRAS, Sineide Leite; a coordenadora da Proteção Básica, Luciana Moura e o professor Valdir Paiva.
Marinalva Félix, mãe de Charles, um dos alunos concluintes do curso, destacou a alegria. “Só tenho que agradecer à equipe. Ele já fez outros cursos pela Sedes e agora está concluindo mais esse. Fico muito feliz em ver cada vez mais o avanço do meu filho, em adquirir conhecimento por meio dos cursos que são ofertados pela Prefeitura”.
Na solenidade a secretária Cíntia parabenizou os concluintes. “O curso de informática básica eles vão levar para a vida toda. Hoje todo jovem precisa estar interessado em adquirir novos conhecimentos e acompanhar os avanços, por isso a Sedes oferece vários cursos e os jovens devem aproveitar essas oportunidades. Sinto-me feliz por poder prestigiar a conclusão de mais uma turma. Parabéns a todos”, diz.
“Tivemos uma quantidade boa de jovens concluindo o curso e ficamos muito felizes com a presença de todos, inclusive dos familiares que vieram prestigiar.
A secretária e o prefeito estão de parabéns por oferecer essa ferramenta de aprimoramento para os jovens”, ressaltou a coordenadora Márcia.
As aulas aconteceram no período de 9 de maio a 16 de outubro. No total foram ministradas 80 horas de aulas práticas nos horários da manhã e tarde. A ação é realizada pela Sedes e do Programa Educação Inclusiva, em parceria com o Programa Bolsa Família.
O Projeto Inclusão Digital é destinado para jovens de 15 a 29 anos, beneficiários do Bolsa Família e Cadúnico, assim como, moradores dos bairros e povoados do município.
O objetivo do Projeto é promover o acesso ao mundo digital através do uso de software de escritório (editor de texto, planilha eletrônica, apresentação) além de ensinar o acesso à internet como fonte de pesquisa. Desta forma, durante as aulas os jovens entram em contato com ferramentas de informação como computadores, Windows, word, excel, powerpoint e de escritórios e recursos multimídia.
Neste contexto, a inclusão digital pode proporcionar a qualificação profissional e promover maiores chances no mercado de trabalho, alavancando o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade.