Primeiro vamos situar o vereador Valmir Rocha PCdo B. é um moço inteligente, acostumado a ser independente e a não dar satisfação dos seus atos. logo, a um vereador aliado cabe defender o governo. É a lógica. Se achar que está havendo erros na gestão, a conversa deve ser interna. Mas Valmir Rocha fez exatamente o contrário, expôs publicamente as vísceras do prefeito Marcondes Francisco, com críticas duras ao da tribuna da Câmara, que ele chamou de falta de atenção à bancada.
Fez o papel da oposição. Se ele imaginava que podia ser ao mesmo tempo defensor e crítico do governo, avaliou mal.. Nenhum prefeito aceitaria ter um aliado para tecer críticas publicamente à sua gestão. Se o vereador Valmir Rocha queria ter uma posição de independência, não deveria jamais aceitar ser governista, e sim ser independente.
A função de ser governista não comporta uma posição de servir a dois senhores, de defensor do governo e de crítico do governo. Pela posição tomada, Valmir Rocha deve ficar isolado ao ponto de não receber nem a solidariedade dos seus companheiros de bancada. Mas o mundo não acabou, ela segue o seu caminho e o governo segue o dele. Assim caminha a política. E ponto final.