Semana passada, representantes da empresa Betânia Lácteos e do Município de Ribeira do Pombal, através do prefeito Eriksson, assinaram protocolo de intenção visando a instalação de uma fábrica de laticínios na cidade. O documento é o desfecho de processo de diálogo que celebra os interesses mútuos entre a empresa que enxerga em Ribeira do Pombal condições apropriadas para a operação de mais uma unidade produtora, inclusive já tendo participado da Expo Pombal e desenvolvido atividades na região; e o Município que tem interesse em atrair novos empreendimentos capazes de gerar empregos e divisas.
Para a concretização das intenções a empresa, que é uma das maiores do setor lácteo do Brasil, tem um ano para iniciar as obras e até dois anos para iniciar as atividades na área de 30 mil m² que será doada para esse propósito. Além disso também ficará a cargo do município realizar obras de pavimentação e paisagismo, entre outras nos arredores da futura instalação.
A legislação que regulamenta o Polo Industrial de Ribeira do Pombal determina que a Prefeitura não precisa de autorização da Câmara para concretizar a doação e que a partir da quantidade de empregos gerados há uma gradativa redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços que será pago pela empresa.