Ainda é cedo para se saber quem realmente terá disposição e condições políticas e econômicas, de disputar as eleições de 2024 em Paulo Afonso. Como na política “nunca há cedo demais, só tarde”, muitos nomes já estão em campo, ou pelo menos dão pistas claras de que desejam disputar o pleito. Alguns disputaram as eleições de 2022 de olho no próximo calendário eleitoral, na expectativa de sinal verde para avançar.
O ex-vereador Mário galinho (PSDB) lidera a lista dos pretensos candidatos assumidos. Mário César Barreto de Azevedo, momentaneamente larga na frente não apenas porque antes mesmo de disputar uma cadeira na Alba, na eleição de outubro, já fazia questão de revelar que trabalha para disputar a sucessão municipal, novamente o comando da gestão da Cidade do Bem e do Avanço. Galinho deixava claro naquela época que o resultado da eleição não alteraria sua disposição de disputar o governo de Paulo Afonso.
Há uma tendência de que os candidatos mais competitivos – o que não quer dizer necessariamente os mais fortes – sejam ligados à oposição. São muitos os nomes que neste momento devem ser incluídos nesta lista. O vereador Marconi Daniel, o empresário Nicholson Araújo Chaves, o deputado federal Mário Negromonte Júnior são alguns dos nomes que podem chegar com muita força na disputa.
O secretário de saúde, Adonel de Sá, de infraestrutura Francisco Alves, o vice-prefeito Marcondes Francisco são os nomes mais prováveis de uma eventual tentativa do prefeito Luiz de Deus (PSD) de eleger seu sucessor.
Na lista de prováveis candidatos cabe ainda nomes como o da vereadora e ex-candidata a deputada federal Evinha Oliveira (Solidariedade) e do vereador, professor e advogado, Jean Roubert (PSD).
Outros nomes que devem ser incluídos na lista de prováveis candidatos são Dr. Juliano e Dr. Tenório, nomes que nunca foram testados nas urnas. Nese cenário, Dr, Juliano como sendo bolsonarista, como se viu na eleição passada, deve caminhar na trilha oposicionista, embora tenha se mostrado próximo do governo municipal. Pela ala governista, não está descartada a possbilidade da entrada em cena do ex-presidente da Câmara, Vereador Pedro Macário Neto e do deputado Estadual Paulo Rangel. Tudo pode acontecer, inclusive, nada.