Nesta terça-feira (17), Paulinho Santos (o Paulinho da Igreja como é conhecido), participou de uma reunião (online) com o Diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Divaldo Borges, a pedido do Superintendente de Promoção e Serviços Turísticos – Suproset, João Henrique de Jesus, onde trataram das primeiras ações ligadas ao Turismo Religioso que serão realizadas em Paulo Afonso, dentre elas, está a Rota do Vinho, projeto que visa tornar o Vinhedo Laudato Si, localizado no complexo da Fundame, na Fazenda CHESF, onde já há o cultivo de uvas para a produção de vinhos nobres. O projeto apresentado compreende a construção de uma Capela dedicada a Santa Dulce dos Pobres, a construção do Memorial do Vinho e o Caminho da Degustação, que dará acesso ao visitante ir até a vinícola, que fica na antiga Vacaria da Fazenda CHESF.
Vale ressaltar que o projeto do vinhedo é uma ação da Diocese Nossa Senhora de Fátima, na pessoa do bispo Dom Guido Zendron e tem como objetivo central a captação de recursos para a manutenção das obras sociais existentes na cidade, também de iniciativa da diocese, a exemplo da Fundame.
Além desse investimento, Paulinho pediu prioridade na reforma (restauração) da Igreja de São Francisco de Assis, construída há mais de 70 anos, e a inclusão da Festa de São Francisco no calendário anual de eventos do Estado, o que facilitará o investimento por parte do poder público e realçam ainda mais a dignidade do evento. A ideia é que as demais propostas apresentadas no escopo do projeto do turismo religioso, sejam executadas paulatinamente, de acordo com a agenda da secretaria.
Segundo Paulinho, o secretário Maurício Bacelar disse, em encontro na capital Salvador, no último final de semana, que “o novo roteiro alavancará o perfil turístico e se mostrará como um novo potencial turístico, o que ajudará a permanência dos voos da Gol e atrai mais turistas, ou seja, é uma grande sacada e vem num momento bastante oportuno”.
Paulinho, que é 1º Suplente de Vereador pelo PODEMOS, tem demonstrado preocupação com a falta de políticas públicas em vários setores no município e tem se queixado da má articulação feita em torno do turismo local, vê o retorno dos voos entre Paulo Afonso e Salvador como um grande avanço, “porém, os voos por si só não vão fazer com que a economia local cresça, é preciso uma ação conjunta”. Para ele, não houve até o momento nenhum planejamento, nem mesmo uma publicidade mínima foi realizada na hora em que o turista desembarca na cidade, ao contrário de cidades vizinhas que tem despontado com maior ousadia na oferta de seus atrativos turísticos, a exemplo de Alagoas e Sergipe. Para ele, o Turismo Religioso é uma alternativa viável que pode se somar ao turismo como um todo para o desenvolvimento econômico e cultural de Paulo Afonso, não se resumindo apenas em iniciativas voltadas ao segmento católico, mas para todas as demais denominações religiosas e expressões culturais de nosso município.
Paulinho tem demonstrado estar mais atuante perante as necessidades que o município apresenta, buscando, inclusive, soluções através de ações práticas mais do que a prefeitura de Paulo Afonso e a Câmara Municipal juntas, mesmo sem ter mandato eletivo.
Ao ser indagado sobre suas projeções para 2024, Paulinho disse “o caminho se faz caminhando, o que a nossa sociedade precisa é de proposituras, interesse em promover o que faça a diferença”. Isso porque, não é de hoje que ele tem aparecido nas mídias sociais e em eventos com tanta frequência, sempre mostrando ações sociais, tratando de assuntos de interesse da comunidade local, participando de audiências públicas, além de apresentar projetos de desenvolvimento para a cidade, como o que foi recentemente apresentado junto ao Secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, irmão do Deputado Federal Bacelar, nomes importantes no cenário da política baiana, demonstrando que tem trânsito livre para tratar com eles de pautas relevantes. Aliás, Paulinho foi um dos responsáveis pela vitória expressiva de Bacelar como deputado federal nas eleições de 2022, que obteve mais de 8 mil votos, somente em Paulo Afonso.