Nas entrevistas com o Radialista Bob Charles, no dia 09/11/2022 (no Programa Boa Conversa da Rádio Betânia FM) e com os membros do PA Alerta (Moisés Faraj, Dr. Romulo Lisboa e Gil Leal) no dia 10/11/2022, o Prof. Sydney Leão (Coordenador CMED-PAV UNIVASF) elencou uma série de ações vinculadas recentemente à coordenação CMED-PAV UNIVASF.
Inicialmente, ele destacou a passagem do 3º ano de gestão dele na coordenação CMED-PAV, o que aconteceu no último dia 1º de novembro.
Sob a sua gestão no âmbito daquela coordenação, Sydney Leão relatou, em ambas as entrevistas, algumas grandes conquistas que são fruto de trabalho absolutamente coletivo dos membros do colegiado de medicina e do Campus Paulo Afonso na visão dele, como o início das atividades do Campus definitivo da Univasf em maio de 2022, o estabelecimento do bônus regional no âmbito da Univasf em novembro de 2021, o início das atividades do internato médico (1º ano) na cidade de Paulo Afonso; além do estabelecimento do novo PPC e do novo regimento interno do colegiado (em 2021) e estabelecimento do regimento interno do internato (em 2020); sem esquecer da luta incansável em relação a transformação do HNAS em Hospital Universitário de Paulo Afonso e do estabelecimento dos convênios com a Policlínica Regional de Saúde, Hospitais da Núcleo Vida e Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia/AL, em relação às atividades do internato médico.
O Prof. Sydney agradeceu aos membros do colegiado e comunidade acadêmica pelo apoio durante esses três anos (restando somente um ano para o término de sua passagem pela coordenação CMED-PAV), salientando o trabalho dos professores Arnaldo Patrício (atual vice-coordenador), Adirlene Pontes (ex-vice-coordenadora) e dos servidores técnico-administrativos que atuaram no âmbito da secretaria do CMED-PAV, Lorena Sandes, Edwin Frade e Emmanuella Arruda (atual assistente administrativa).
Ele ainda destacou a aprovação da resolução vinculada ao bônus regional, que aconteceu há mais ou menos três semanas no âmbito do CONUNI (no dia 26/10/2022), ampliando a abrangência do bônus regional para os munícipes do sul do estado de Pernambuco (mesorregião de Serra Talhada, que abrange os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá); sudoeste do estado de Alagoas (pegando os municípios vinculados à mesorregião de Delmiro Gouveia, como Água Branca, Pariconha, Canapi, Inhapi) e do noroeste do estado de Sergipe (mesorregião de Nossa Senhora da Glória, pegando os municípios do sertão sergipano, tais como Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, dentre outros).
Sydney Leão parabenizou a atuação dos membros da sociedade civil das regiões vinculadas aos outros estados que fazem divisa com a cidade de Paulo Afonso pela mobilização em relação à ampliação do bônus regional.
Ele destacou ainda algumas ações extensionistas vinculadas a Univasf (Designadas coletivamente como CMED-PAV em Ação), que aconteceram nas duas últimas semanas, a saber: Ação extensionista vinculada a atividade de PIESS (Práticas Integrativas de Ensino, Serviço e Sociedade) do 8º período na Escola Higino Gomes de Sá na manhã do dia 09/11/2022; e a ação efetuada no último dia 15/11/2022, vinculada a ONG Anjo Negro (Presidida pela Vereadora Evinha Oliveira), em uma escola no Loteamento Boa Esperança.
Ele finalizou as entrevistas destacando a realização da palestra a ``Atuação do Biomédico na Patologia``, que acontecerá no dia 17/11/2022, a partir das 19h, no auditório da Escola Sete. Essa palestra está vinculada às atividades da 3ª. Semana do Biomédico, promovidas pelo curso de Biomedicina da Unirios em parceria com a Liga Acadêmica de Biomedicina daquela instituição (LABIOM).
O Prof. Sydney Leão agradeceu o convite para palestrar no evento que foi efetuado pela Srta. Lorena Parente (discente de biomedicina da Unirios) e relatou que tentaria trazer conhecimentos vinculados à atuação dos biomédicos no âmbito da patologia.