Nas redes sociais, há registros de pessoas que tiveram experiência de encontrar animais em situações de maus-tratos.
O vereador Jean Roubert diz que " Cuidar dos animais de rua é questão de saúde pública. Portanto, dever e responsabilidade, por Lei, do poder executivo municipal. O vereador comenta que “essa é uma questão de saúde pública e afeta a qualidade de vida da população.
Sabemos que é uma questão difícil, mas cabe ao Poder Público encontrar soluções para esse problema que tem gerado problemas no nosso Município”, enfatiza o parlamentar.
Apesar de há anos, centenas de denúncias sobre maus tratos serem realizadas para a Vigilância Sanitária, e, todo o serviço prestado pelas cuidadoras voluntárias e algumas ONG'S, a cidade carece de um abrigo municipal, que seja referência para que as ONG'S, cuidadoras, Vigilância Sanitária e demais órgãos responsáveis pelo atendimento aos animais domésticos, possam leva-los e para que os cuidados necessários sejam tomados.
Tenho feito a cobrança por um abrigo municipal de animais - temporário, até que os animais sejam adotados por um novo tutor.
A falta de vontade política da atual administração municipal tem penalizado ainda mais os animais que vivem abandonados ou que recebem maus tratos., reitera Jean Roubert.
De acordo com o médico veterinário Antonio Almeida Júnior, os animais em situação de rua ficam submetidos a sofrimento, afetando a saúde e o bem-estar do animal, além de estarem sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e doenças.