Conviver com a incerteza sobre o estado e saúde e depender de um médico oftalmologistas para fazer o tratamento adequado é, infelizmente, a realidade de quem depende dos SUS
Em Paulo Afonso centenas de pessoas aguardam por uma consulta com oftalmologista, Uma senhora residente no jardim Bahia que foi encaminhada para exame ocular, por exemplo, diz que chegou a esperar 356 dias.
A alta demanda e a dependência por equipamentos específicos são explicações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para tamanha demora.
O paciente que depende do SUS precisa primeiro buscar atendimento com um clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Se for apontada a necessidade, é encaminhado para o especialista. E é neste momento que o processo trava.
A oftalmologia é uma área com atenção primária e que os postos de saúde têm menor resolutividade, porque demanda exames específicos. Boa parte das pessoas tem algum problema de visão, precisa fazer uso de óculos, por exemplo, e esse atendimento depende de conhecimento apropriado – explica o secretário de Saúde, Adonel Gomes de Sá Júnior