A Copa 2 de Julho sub-15 foi reintegrada ao calendário do futebol baiano após duas edições suspensas por causa da pandemia da Covid-19.
Nesta edição haverá a realização da pré-copa 2 de Julho classificatória, dividida em seis regiões da Bahia, sendo disputada por 96 equipes do interior.
Segundo a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), idealizadora e organizadora do torneio, a ideia é permitir que mais equipes baianas possam disputar o torneio e ampliar o número de equipes baianas.
Cada região terá 16 equipes divididas por quatro grupos, numa disputa de mata-mata. A equipe vencedora de cada regional terá vaga garantida para participar da Copa 2 de Julho.
Diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto acredita que o formato garante que times do interior participem da disputa.
"Nesse formato, a gente garante que um time do interior, de cada região do estado, dispute a Copa 2 de Julho com outras equipes já tradicionais da Bahia, do Brasil e também do exterior com todos os custos de deslocamento, alimentação, hospedagem e lavanderia pagos pela Sudesb", disse.
A Copa 2 de Julho vai reunir 40 equipes da Bahia, tradicionais times do Brasil, além de equipes do exterior. O torneio será disputado em cidades-sede e o formato da competição continua igual às edições anteriores.
O torneio começa no dia 2 de julho e a decisão final será no dia 13, no estádio de Pituaçu. Atualmente o Palmeiras é o atual campeão. O título foi conquistado em 2019.