Política

Paulo Afonso - Bahia - 08/02/2022

Jacó pede providências da SSP-BA após atentado contra indígena da etnia Truká Tupan

Assessoria Parlamentar
Foto: Adson Brito

O deputado estadual Jacó (PT) solicitou providências urgentes do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Ricardo Mandarino, na apuração do atentado à cacica Maria Erineide, da etnia Truká Tupan, ocorrido na última segunda-feira (7). Segundo relatos da comunidade, próxima ao municipio de Paulo Afonso, a indígena teria sido vítima de disparo com arma de fogo dentro do próprio território, resultado do clima de tensão estabelecido pelas disputas de terra na região.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Jacó afirma no ofício endereçado ao chefe da SSP-BA que se trata de "um atentado aos direitos humanos". No mês passado, o parlamentar esteve reunido com Erineide e outros membros dos Truká e Tupan, em Paulo Afonso, e gravou um vídeo denunciando o estado de abandono e precariedade do posto de saúde, mais um direito negado aos povos indígenas. 

Segundo lideranças dos Truká Tupan, as ameaças e ataques violentos por parte dos posseiros, que vivem próximos ao seu aldeamento, vêm crescendo nos últimos 14 anos. Some-se a isto a existência de práticas ilegais, como os cortes de cercas, tiros, envenenamento e mutilação de animais, agressões físicas, ameaças de morte, incêndios criminosos e até mesmo o boicote na principal bomba d’água da aldeia.


Últimas

10361 até 10380 de 10381 « Primeiro   « Anterior     Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados