Política

Paulo Afonso - Bahia - 02/09/2020

Em Live, Anilton discute a importância das Políticas Públicas para o envelhecimento saudável

Assessoria Anilton
Foto: Divulgação

Para que os idosos de hoje e do futuro tenham qualidade de vida é preciso garantir direitos em questões como saúde, assistência social, educação, transporte, cultura, esporte, entre outros. Essas garantias no Brasil são regulamentados pela Política Nacional do Idoso, bem como o Estatuto do Idoso. E para falar sobre este assunto, o ‘Anilton em Conexão’ desta terça-feira, 1º de setembro, discutiu a importância das Políticas Públicas para o envelhecimento saudável. 

“O idoso tem que ter o respeito e o reconhecimento por tudo que já fizeram ao longo dos anos. Isso que é essencial. Nós enquanto poder público temos que trabalhar para isso’’, declarou Anilton. 

A live contou com um bate-papo em estúdio com o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Padre Inaldo, a empresária, Dona Neném e para completar o trio, a ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Francisca Bezerra. Além disso, o encontro teve a participação em vídeo de populares. O pré-candidato respondeu a dúvidas e apresentou propostas de melhorias para o tema abordado. 

Um assunto que foi cobrado durante a transmissão foi a volta do Chá Dançante. Implantada em 2009, durante a gestão de Anilton, a ação garantiu momentos de alegria e descontração. “Os idosos precisam demais. Muita gente fica em casa nervoso e com essa festa eu me animava. Olha, eu amava’’, destacou a aposentada, Quitéria Santos. 

Anilton, por sua vez, fez questão de responder que pretende retomar não só o Chá Dançante, mas outras atividades como a academia da saúde, informática, cursos, entre outras oportunidades que garantem a inserção social da terceira idade. 

“Quando assumi o governo em 2008, chamei Clara e disse que faríamos todo mês um encontro desse. Acho que foi uma das coisas que ela fez muito bem feito. Trazer as pessoas, tirá-las de dentro de casa. O importante é isso. Mostrar para a sociedade que eles são úteis. Eles querem ser vistos. Vamos procurar oferecer tudo que a gente puder. Temos muitas ideias para trazer uma melhor qualidade para as pessoas da melhor idade não só da cidade, mas também da área rural.’’ 

Direitos para os Idosos

Serem tratados com igualdade é algo que eles fazem questão de lutar, mostrando que isso é fundamental para uma sociedade mais justa. “Nós idosos temos os mesmos direitos de qualquer pessoa. Só é preciso que seja assegurado pelo político, pelas políticas públicas, para que tenhamos qualidade de vida’’, pontuou a ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso.

O Padre Inaldo, fez questão de complementar, enfatizando a relevância do assunto e de que: “Os idosos precisam conhecer os seus direitos e que os órgãos públicos que são responsáveis por isso na sociedade, garantam esses privilégios, porque muitos não conhecem. A maioria não sabe ler, não sabe reivindicar e fica à mercê da boa vontade de quem quiser ajudar.’’ 

Saúde e Covid 19

O bem-estar dos idosos depende, principalmente, de uma saúde de qualidade. O problema é que essa garantia não está sendo oferecida atualmente. Com a pandemia, outras doenças não deixaram de existir. ‘’Parece que só tem pandemia hoje, mas as pessoas continuam adoecendo de outras coisas. A dengue, chikungunya, são campeãs em Paulo Afonso como um todo. As pessoas adoecem e precisam que o senhor secretário de saúde e o prefeito olhem com atenção para isso. Outra coisa mais grave ainda é que não tem remédio, e quando tem, muitas vezes estão vencidos. Isso é uma coisa muito grave’’, finalizou Anilton Bastos. 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados