Atendendo ao pedido da vereadora Irmâ Leda Chaves (PDT), o deputado Estadual Diego Coronel, solicitou ao governador Rui Costa a destinação do carro pulverizador utilizado no trabalho do Fumacê para eliminar possíveis focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya e febre amarela em Paulo Afonso.
Conforme a Irmã Leda, o pedido, foi atendido prontamente pelo Governo da Bahia. “Recebi a confirmação do deputado Diego Coronel, de que Paulo Afonso está no cronograma de cidades que serão atendidos com o Fumacê. A vereadora lembra que o inseticida do fumacê mata somente os mosquitos adultos e não as larvas. Ou seja, o fumacê auxilia no combate, mas a incidência das doenças só poderá diminuir de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito, normalmente, encontrados dentro de casa.
“E sabemos que, hoje, a reprodução do Aedes aegypti é constante nos lares, especialmente, em caixas d’água, quintais”, destacou Leda. Daí que a recomendação primordial permanece: não se descuide nenhum dia dos cuidados necessários para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti:
– Tampe os tonéis e caixa d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha os pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.