A restituição do IRPF 2020 (Imposto de Renda da Pessoa Física) começa a ser paga no mês de maio, no dia 29. Esse é o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda – neste ano, serão cinco lotes mensais a serem pagos.
Vale ressaltar que o período para declaração do Imposto de Renda ainda não terminou: inicialmente, ele terminava no dia 30 de abril; devido à crise do novo Coronavírus, entretanto, o prazo foi estendido para o dia 30 de junho; apesar da mudança, o calendário de pagamento da restituição do IR não mudou. Isso significa que a restituição do IR começa a ser paga antes do final do período de entrega da declaração.
Normalmente, o primeiro lote de restituição do IR é voltado para pessoas com prioridades – idosos, pessoas com deficiência e doenças graves. Desta vez, porém, a Receita não especificou se este é o caso.
A consulta para saber se receberá a restituição neste primeiro lote já pode ser feita no site específico. Basta informar o CPF, data de nascimento e confirmar o código informado no site.
O resultado vai dizer se você ainda está na fila de restituição ou se receberá já no primeiro lote.