Circula nas redes sociais uma mensagem falsa afirmando que o comprovante de votação nas Eleições 2024 pode ser usado como prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS. O órgão esclareceu que essa informação não procede. Apesar da previsão, feita em uma portaria de 2022, para o cruzamento de dados eleitorais e outros cadastros públicos, a ferramenta que permitirá esse uso ainda está em desenvolvimento.
De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, os beneficiários não precisam se preocupar com bloqueio de pagamentos até o fim deste ano, pois o órgão está priorizando a redução de filas de requerimentos e o desenvolvimento de tecnologias para comprovação de vida por meio de informações biométricas e bases governamentais.
Até 31 de dezembro, a falta de prova de vida não resultará em bloqueio de benefícios. O INSS orienta que, por enquanto, as comprovações podem ser feitas por biometria em bancos, acessos ao aplicativo Meu INSS e outros serviços oficiais que exijam identificação presencial.