As pesquisas eleitorais para os cargos proporcionais estão tirando o sono de muitos candidatos e ao mesmo tempo deixando outro um punhado esperançoso. É que cada candidato tem uma base eleitoral em determinadas cidades. Daí que, se os pesquisadores não passarem nestas cidades, na certa o candidato terá um desempenho baixo na pesquisa. O crescimento nas pesquisas de intenções de votos, principalmente em Paulo Afonso, animou ainda mais os correligionários do candidato a deputado federal Luiz de Deus (DEM).
Surpresa / Apesar de ocupar a quinta colocação nas duas vagas em disputa para o Senado, Aleluia tem demonstrado confiança numa virada. E tem adversário avaliando que ele pode surpreender na reta final.
Quase / Praticamente todos os candidatos à reeleição estão liderando a corrida pelo governo, o que dá a clara noção da continuidade que norteia este pleito. A verdade é que a população tem aprovado os governos locais, mas há ainda o fator nacional que, embora não tenha nada a ver com governos estaduais, também influencia as eleições locais. É que o bom momento econômico vivido pelo país e as boas perspectivas de futuro impedem que o eleitor tente experimentar algo novo. Então, ele prefere deixar tudo como está.
Esferas / Está sendo assim na esfera federal, onde a governista Dilma Rousseff lidera a corrida. E está sendo assim em nível estadual, onde o governador Jaques Wagner parece caminhar para uma vitória no primeiro turno.