A temporada de festas terminou. Centenas de turistas visitaram a cidade e muitos deles levaram para suas casas a má lembrança de terem se acidentado nas muitas calçadas irregulares que se espalham por toda cidade. Por falta de educação, de civilidade ou de fiscalização, o fato é que elas estão por todos os lados. Algumas pertencem ao Município, são de responsabilidade da Prefeitura, mas a grande maioria são calçadas particulares, que enfeiam a cidade, que causam acidentes, que dificultam a circulação de crianças, de deficientes físicos, de cadeirantes e idosos. São espaços que retratam o descaso de seus proprietários para com os cidadãos. Na maioria das cidades, calçada estragada, com entulho, lixo fora de hora ou mesmo suja é motivo de multa pesada. É inadmissível se permitir isso em qualquer lugar, muito menos numa cidade turística. No Brasil há leis que pegam e outras que não pegam. Há cidades onde se respeitam os semelhantes e outras onde não se respeita nada. Infelizmente, embora o Brasil seja campeão em leis, não há quase quem as fiscalize, quem puna exemplarmente que não as obedece. Restam apenas comentários, como os dessa coluna, expondo nossas feridas para todos...
Correio ruim / Não bastasse à decadência dos Correios, carteiros em Paulo Afonso estão com preguiça de tocar a campainha. Jogam a correspondência no quintal das casas, onde é destruída se chover ou levada pelo vento.
Medalhões / Os especialistas em política aqui em Paulo Afonso estimam que pelos apoios que conseguiu este ano o deputado estadual Paulo Rangel (PT) vai superar todos os prognósticos. O ex secretário de Desenvolvimento Economico do governo Caires e vereador Regivaldo Coriolano (PC do B) e o ex-prefeito José Ivaldo (PV) são alguns dos medalhões. Na ultima eleição em Paulo Afonso o petista Rangel teve pouco mais de 3 mil votos. Aliás, esses novos apoios vão servir também para medir a densidade eleitoral de cada um.
Ingratidão / Para uns, a política é dinâmica, para outros ela é ingrata ou um jogo de interesses. Há pouco mais de um ano e meio, Regivaldo Coriolano, Celso Brito Miranda e José Gilson Fernandes eram secretários municipais e comiam na mesa do então prefeito RCR. Hoje... todos estão do lado oposto.
Não pegou / Parece que a lei sancionada pelo presidente Lula que obriga o lojista a afixar ou colocar em lugar visível o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ainda não está sendo posta em prática devidamente. Na teoria tudo perfeito, mas na prática... A medida não está surtindo muito efeito.
Animação / Populares têm estimulado o vereador Daniel Luiz (PSDB) a entrar com fé da campanha para deputado estadual. Acham que há espaços para todos e que "o homem da saúde" pode ser uma opção. Entusiasmado com o incentivo, Daniel não pára mais.
Abandono /O prédio onde funcionou durante muito tempo um posto de saúde do Estado, na Rua das Flores, agora funciona como depósito de lixo e ponto de encontro de desocupados. Se o prédio é patrimônio do estado por que o governador ainda não autorizou a sua recuperação ou repassou para o município? O pior é que se trata de um prédio de excelente localização, que poderia abrigar vários órgãos públicos que funcionam em imóveis alugados.