Os consumidores de Paulo Afonso terão mais comodidade para comprar o pescado da Semana Santa. A Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura), em parceria com a prefeitura de Paulo Afonso, realiza entre os dias 22 e 24 de março, no Mercado da Ceapa (Avenida José Hemetério de Carvalho, bairro Perpétuo Socorro), a Feira do Peixe. Cerca de 30 pescadores irão comercializar diversas espécies de pescado, das 6h às 14h.
A expectativa dos pescadores é de que cerca de nove toneladas de pescado sejam comercializadas. Os profissionais que participam da comercialização serão beneficiados com 30 barracas padronizadas (feitas em lona e metalon galvanizado), doadas pela CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional).
O material oferece mais conforto e higiene para o comerciante e para o consumidor, por ser mais leve, flexível e mais fácil de limpar do que as barracas de madeira. Além disso, o material não enferruja, é anticorrosivo e antioxidante.
Além disso, a Bahia Pesca doará cinco toneladas de gelo para que os produtos permaneçam bem refrigerados e frescos. “A ação atende a duas demandas distintas. A primeira é a do pescador, que tem um local adequado para comercializar seu produto no melhor momento do ano, em que a demanda cresce bastante. A segunda é a do consumidor, que vai poder comprar o pescado em um ambiente limpo e organizado”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
Serão comercializadas curimatãs, corvinas, caris, piabas, mandins, piaus, pacus, tambaquis, tilápias, apanharis e crustáceos, dentre outras espécies.