O Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), chega a Paulo Afonso no período de 8 a 10 de agosto. Nesses dias, serão realizados os exames e consultas pré-operatórios nas unidades móveis que ficarão estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, centro da cidade.
Desta vez, serão nove municípios a participar: Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.
O Mutirão de Cirurgias vai atender a todos aqueles que estão aguardando a realização de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula). O atendimento será a partir das 7h e atenderá até 180 pacientes diariamente.
Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma).
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/.
Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.
As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 17 de agosto, no Hospital Municipal de Paulo Afonso.