Geral

Paulo Afonso - Bahia - 16/02/2017

Ao mestre com carinho

Antonio Galdino da Silva
Divulgação

Hoje cedo publiquei no Blog o Legislativo, um testículo onde destaco a citação do vereador Pedro Macário Neto (PP), quando este faz referência a educação no país.  “O parlamentar abre o texto dizendo:  "que se o país não investir numa educação de qualidade vai ter que investir na construção de presídios’.

Agora chego em casa e me deparo com um comentário no meu e-mail sobre o tema, vindo do excelente professor Antonio Galdino da Silva, que transcrevo na sua totalidade, embora sem sua autorização:

E isso Bob.  Talvez pelo fato de ser professor, por opção desde os primeiros tempos, reforço que sem educação não se vai a lugar nenhum. Infelizmente o descaso, o desinteresse da maioria dos governantes que não valorizam nem reconhecem o trabalho do professor também leva a situações delicadas. Como citou o professor Silva, Secretário de Educação em sua fala na inauguração da Escola João Bosco, citando a ministra chefe do STF, Carmem Lúcia, "no Brasil, os gastos com um preso chegam a R$2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) por mês e com o estudante, o investimento é de R$2.200 (dois mil e duzentos reais) POR ANO".

Todos também sabem quão grandes são as dificuldades do professor, desde o salário pequeno, que o obriga a uma estafante carga de trabalho em duas ou três escolas e ainda sempre tem trabalho em casa, preparando aulas, elaborando e provas e redações, associado com a falta de material para trabalhar, condições péssimas dos locais de trabalho e muitas outras dificuldades. Coincidentemente sobre o tema, a Rede Record de Televisão apresentou nesta quinta-feira pela manhã, extensa reportagem mostrando crianças muito pequenas, no começo do dia, ainda escuro, caminhando por quilômetros para chegar à escola e isso em uma cidade grande como Sorocaba, em São Paulo.

O assunto é frequente, assim como a insensibilidade de muitos governantes que parecem ter mesmo o interesse de manter esse quadro.

No meu caso, como professor a vida toda, é muito triste ver isso acontecendo a todo instante, assim como a atuação nada digna de aplausos de alguns profissionais da educação, como se viu, há pouco na mídia local. Infelizmente.

 

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados