Geral

Paulo Afonso - Bahia - 10/10/2016

Banca Especial do DETRAN estará em Paulo Afonso nos dias 19 e 20

Por: Luiz Brito DRT/BA 3.913
Divulgação

Está confirmada para os dias 19  e 20 de novembro,  sábado  e domingo, respectivamente, a presença em Paulo Afonso da banca examinadora do Detran/Ba, para avaliação de candidatos a motoristas portadores de necessidades especiais. Segundo o coordenador da 6ª CIRETRAN, Fábio Martins , será  segunda vez que a banca vem a Paulo Afonso este ano e é uma maneira que o DETRAN encontrou de facilitar a vida de portadores de deficiência física que queiram tirar a carteira ou mesmo trocar a sua, já que o serviço é oferecido só na capital, por isso, o órgão se desloca da capital para o interior com os profissionais que fazem a avaliação do candidato sem nenhum custo adicional ao candidato.

Para os interessados em adquirir a carteira de motorista, a CIRETRAN já está disponibilizando o laudo que dará acesso a avaliação da banca examinadora. O custo para o portador de deficiência física tirar a carteira é o mesmo do custo de uma pessoa comum. A vinda da banca atende a um grande numero de pessoas residentes nos vários municípios que integram a região da 6ª Ciretran. “Essas pessoas até aqui necessitavam de se deslocarem para Salvador para fazerem esses exames especiais, resultando em muitos gastos extras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, destacou o coordenador Fábio Martins da 6ª CIRETRAN. A CNH pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.

O Detran espera com a iniciativa criar condições favoráveis para os indivíduos que tenham interesse em adquirir ou renovar a carteira nacional de habilitação; e assim facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física, evitando assim seu deslocamento para a capital, considerando que o exame de aptidão física e mental do candidato portador de deficiência será realizado por junta médica especial, conforme Resolução N° 425/12 do Contran.

Fábio também lembrou que termina dia 31 de outubro, o prazo para condutores de veículos ciclomotores ‘Cinquentinha’.

A exigência por habilitação para conduzir as "cinquentinhas" começa a valer a partir de (1º) de novembro em todo o Brasil. Quem descumprir a lei cometerá infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo.

Para guiar "cinquentinha" será preciso ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), um documento pouco conhecido do público e que tem baixíssima procura.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, apenas 711 ACCs  haviam sido emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A.

 

 


Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados