Se a eleição começasse hoje, e numa possibilidade real de concorrer à reeleição, a pole position da prefeita de Jeremoabo, Anabel de Carvalho (PSD) largando na frente de todos, não chegaria a surpreender e podia ser considerada dentro da normalidade. Com base numa sondagem de consumo interno, ela mostra que é competitiva e que está viva no jogo. Mas terá que trabalhar para superar seus possíveis dois principais adversários. Para isso, precisa concentrar esforços em convencer os novos eleitores onde Anabel encontra os piores índices em praticamente todos os itens do levantamento, tanto no que toca à avaliação de seu desempenho quanto no que se refere às questões de cunho eleitoral.
Apesar de afastado do processo eleitoral de Jeremoabo, o ex-prefeito Lula de Dalvinho ainda goza de bom recall político – sobretudo junto aos eleitores mais velhos, como indica a sondagem.
Surpresa mesmo é a presença de um “intruso” entre a prefeita Anabel, Derí do Paloma e Lula. O fato de o empresário Fábio do SECOF aparecer em todos os cenários testados chama a atenção. É possível, até provável, que Fábio tivesse chances mais reais de vitória mas a sua posição de largada mostra que, ele não pode ser subestimado. Além da popularidade de Fábio, conta a seu favor o fato de ele nunca ter sido testado nas urnas para o Executivo. Mas o fato de ser uma novidade política, catalisado pela desilusão geral com a classe e combinado com a sua projeção midiática, leva a crer que o empresário pode mesmo embolar o meio de campo.
Assim, o porta voz do governo Marcos de Kodó que discretíssimo (para dizê-lo de modo sutil) corre por fora, precisa remar. E de preferência para o alto da Serra de Santa Cruz, de onde terá uma visão privilegiada da terra da Jurema Em flor.