O secretário de Cultura e Esportes, José Jânio Soares, recebeu os representantes da Gerência Regional de Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, no início de janeiro. A equipe veio a Paulo Afonso para mais uma visita técnica de preparação para Revezamento da Tocha Olímpica na terra da energia.
Essa foi a terceira vista da comissão organizadora do evento a Paulo Afonso. Os encontros foram realizados com o objetivo de informar a logística de revezamento, realizar medições técnicas da rota a ser percorrida pela Tocha Olímpica, definir pontos de coleta da tocha, apresentar técnicas de Celebração.
A Tocha Olímpica vai percorrer 433 municípios Brasileiros. Paulo Afonso está entre as 8 cidades baianas onde a Tocha permanece por mais tempo e é recebida com grande evento.
A chegada da peça simbólica está prevista para maio de 2016, em Paulo Afonso, no norte da Bahia, mas a ordem do percurso ainda não foi decidida pelo comitê. A administração municipal de cada cidade também não divulgou o roteiro a ser percorrido em seus territórios. Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Esporte, Jânio Soares “o Revezamento da Tocha vai mobilizar 56 pessoas, percorrendo aproximadamente 10 km. Janinho adiantou que o símbolo passará por pontos turísticos como a igreja de São Francisco e a catedral diocesana de Nossa Senhora de Fátima. Para nós, é uma grande honra ter nossa cidade como local de Celebração da Tocha Olímpica Rio 2016”, concluiu.