Nesta quarta-feira (13), 21 enfermeiros receberam o certificado de capacitação para a administração da vacina BCG. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, teve como objetivo promover a atualização dos profissionais responsáveis pela imunização com a vacina BCG, que protege contra a tuberculose e a hepatite B.
A capacitação contou com treinamento prático e teórico, totalizando 40 horas, sendo 20h de aulas práticas, que capacitaram os profissionais, tornando-os mais habilitados para aplicar a vacina nas unidades básicas de saúde do município.
A coordenadora de imunização, Damaris Lopes, falou sobre a importância da qualificação desses profissionais. “Ao nascer, os bebês devem ser vacinados, e exigimos que os demais responsáveis pela vacinação sejam profissionais capacitados para a técnica de preparo e administração, para que o momento da imunização seja tranquilo e seguro para a criança”, concluiu.
O Ministério da Saúde recomenda que esta vacinação ocorra ainda na maternidade, no momento do nascimento do bebê. A vacina BCG é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano, e faz parte do calendário de vacinação em todo o território nacional.