Política

Paulo Afonso - Bahia - 02/04/2016

Prefeitura debate política pública de acessibilidade e mobilidade

Por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Reprodução

Representantes do governo municipal, vereadores e empresários debateram, na quinta-feira(31/3), na sala de reuniões do SEBRAE em Paulo Afonso, alternativas para uma  política pública que garanta ao deficiente físico o direito constitucional de ir e vir. O tema foi debatido  pelo vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e advogado  Lúcio Flávio Teixeira. A palestra teve como objetivo ampliar o debate sobre acessibilidade na sociedade. “Embora existam vários movimentos em prol do direito de ir e vir, ainda não temos ambientes acessíveis a todos. Pessoas com deficiências físicas ou mobilidade limitada ainda encontram muitas barreiras pelo caminho”, diz Flávio.

Além de conscientizar sobre a importância da acessibilidade, ele explica que é preciso promover o envolvimento da população. “Ainda nos deparamos com obras que não levam ou não levaram em consideração o princípio de acessibilidade, ou o fizeram de maneira equivocada. Isso mostra que o trabalho de conscientização é fundamental e não tem refletido de maneira suficiente em resultados práticos. É preciso promover o engajamento da população em prol da causa, esse é o objetivo do governo municipal”, ressalta. Segundo Lucio Flávio “Temos uma norma de acessibilidade que é bastante abrangente, mas ainda precisa ser melhor praticada. A responsabilidade não é apenas da iniciativa pública, mas também da privada.

Algumas vezes comerciantes fazem rampas para que cadeirantes possam ter acesso à sua loja, mas ao fazer este tipo de intervenção poderão causar problemas de mobilidade para deficientes visuais, por exemplo. Daí a importância do evento discutir a mobilidade para todos, e não para discutir casos pontuais, reforça o advogado que também é cadeirante.

Participaram do encontro os empresários Francisco Rodrigues Neto (Rio Malhas), Sebastião (SUPRAVE); Sebastião (Tita Modas); Raimundo Costa, representante da CDL, Edinho da Canaã, Manoel da Cinderela, Marlos Guerra, secretário de Turismo e os vereadores Regivaldo Coriolano da Silva e José Gomes de Araújo.

 


Últimas

1 até 20 de 10507   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados