Em Alagoas, um assunto curioso pode se enquadrar hoje como um caso isolado no Brasil, dentro da patota dos 5.570 prefeitos que administram os municípios existentes. É que desde quando a crise do repasse do FPM começou a se agravar no início do ano passado, o prefeito da Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, o Zezeco resolveu doar todo seu salário, para ajudar o próprio município.
Zezeco é um jovem empresário bem sucedido economicamente, que se engraçou em vir morar em Alagoas. O pai é um libanês que possui Shopping Center em Brasília e em São Paulo; e que também tem admiração pelas belezas da Barra de São Miguel. “O velho também tem ajudado a Prefeitura, onde é muito comum ver a chegada de caminhão na cidade carregado de material de construção para algumas pequenas obras que estavam paradas por falta de recursos” comentou o assessor Claydson Moura, o Mourinha.
Diz Mourinha, que os planos agora é juntar o dinheiro do salário do Zezeco, a fim de comprar uma ambulância, iniciativa do próprio prefeito. Afirma que durante 2015, a grana teria sido destinada para a compra de material de limpeza e outros produtos essenciais para o funcionamento dos órgãos do município, como papel higiênico, vassouras, lâmpadas entre outros.
O salário mensal do prefeito Zezeco é pouco maior que 8 mil reais, mas com os descontos cai para um pouco mais de seis mil reais. “A Barra, está entre os municípios brasileiros que têm a cota mínima do FPM, que é o de 0.6” diz Mourinha. O curioso é que Zezeco, segundo Mourinha, vai para a sua reeleição, sobretudo otimista para se manter no cargo por mais quatro anos.