Como forma de economia, a Prefeitura de Paulo Afonso deu início nesta terça-feira, 8, aos trabalhos de renovação da rede de iluminação pública da cidade. A iniciativa prevê a intervenção em todos os pontos de luz instalados ao longo da Avenida Apolônio Sales com a substituição de todas as lâmpadas amarelas de vapor de sódio por luminárias de LED.
"Paulo Afonso dá a sua maior demonstração de compromisso com a agenda da sustentabilidade. O LED permite, além de mais luminosidade, uma queda da ordem de 50% do consumo, afirmou o Diretor do Departamento de manutenção elétrica, Evilásio Diniz.
Uma lâmpada incandescente comum transforma apenas de cinco a dez por cento da energia consumida em luz, dissipando o resto em forma de calor, uma luminária fluorescente utiliza quarenta a cinquenta por cento da energia em luz e uma LED transforma sessenta por cento da energia consumida em luz”, afirma Evilásio. As lâmpadas incandescentes duram cerca de mil horas, as fluorescentes duram 10 a 15 mil e as LED têm vida útil de 25 mil horas.
"Esse projeto vai propiciar a iluminação de qualidade nas principais vias da cidade, a valorização das calçadas, a redução de atropelamentos em período noturno, a melhoria da sensação de segurança e a reocupação dos espaços públicos durante a noite. No que diz respeito aos benefícios econômicos e ambientais, teremos a redução do consumo de energia e do impacto ambiental, já que não há metais pesados em sua composição [do LED], existe uma redução da emissão de CO² e o tempo de vida útil das lâmpadas é de mais de 10 anos", afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Wilson Pereira. A iluminação com lâmpadas de LED já pode ser conferida na Avenida Apolônio Sales e será estendida a outras vias, praças e parques da cidade.