Regional

Paulo Afonso- Bahia - 28/11/2023

GLÓRIA-BA: Comunidade do Povoado Torquato recebeu ações de Prevenções de Saúde Bucal

ASCOM-PMG.
Divulgação

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a UNIRIOS – Universidade do Rio São Francisco, realizou na manhã do dia 23 de novembro de 2023, uma ação para a comunidade do Povoado Torquato.

Essas ações aconteceram no PSF-Posto da Saúde da Família José Amém, e visam promover a saúde bucal e prevenção de agravos em crianças, adolescentes e idosos.

“É melhor prevenir do que remediar”. Este dito popular se encaixa perfeitamente nessa ação. O efeito de prevenir significa se preparar para acontecimentos que podem estar por vir, ou que certamente virão.
Foram atendidas aproximadamente 100 crianças das Escolas Lindemar, e 40 crianças da Escola Santa Terezinha, no entrono do PSF-Posto da Saúde da Família José Amém, foram atendidas cerca de 30 pessoas, já em domicílio, 06 famílias foram contempladas com atendimentos odontológicos.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

PSF José Amém (12 profissionais). Compostos por: Dentista; Enfermeira; Médico; Vacinadora; Técnico de Enfermagem; Recepcionista; Agentes Comunitários de Saúde; Motorista e Serviços Gerais.
A UNIRIOS enviou 58 Acadêmicos do Curso de Odontologia para participar dessa ação extrassala de aula. Foram atendidos 166 pacientes de todas as idades, desde crianças até os idosos.

A ação aconteceu em cinco momentos simultaneamente. Os alunos de odontologia, foram divididos em grupos.
O grupo 01, ficou responsável pela ação na Escola Santa Terezinha, com 40 crianças atendidas.

Foi realizado abordagem educativa sobre higiene bucal, através de palestras e teatros com alunos da pré-escola de 04 a 06 anos. Após as palestras, foi realizado escovação e aplicação tópica de flúor. Já os alunos do 5º ano, realizou-se profilaxia, utilizando o consultório odontológico portátil do município.

O grupo 02, ficou responsável pela Escola Lindemar com 90 crianças atendidas. Foi realizado abordagem educativa através de palestras e teatros com alunos da pré-escola 04 a 06 anos. Após as palestras, foi realizado escovação e aplicação tópica de flúor. Com os alunos do 1º ao 3º ano, realizou-se profilaxia, utilizando o consultório odontológico portátil do município.

Os grupos 03 e 04, ficaram no PSF (JOSÉ AMÉM) – Foi ministrado palestra sobre a prevenção, fatores de risco, sinais e sintomas do Câncer de boca. E uma segunda palestra, abordando o uso racional de medicamentos. Após as palestras, todos os pacientes foram examinados na unidade (30 pacientes).

O Grupo 05, ficou responsável pela visita domiciliar fazendo busca ativa de lesões em cavidade oral, atendendo seis famílias.

“A importância do projeto de extensão, está relacionado ao fomento à saúde locorregional, promovendo a difusão, a transparência e a democratização das ações, por meio das atividades desenvolvidos e articulados de acordo com os anseios da comunidade”. Finaliza o secretário de saúde, Flávio Souza.


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados