Regional

Paulo Afonso - Bahia - 23/11/2023

Vereador faz graves acusações contra a Embasa, e diz ter como provar irregularidades

Por: Cledson Santana
Fonte: D4NOTICIAS
A Embasa está roubando o povo de Glória, diz Vereador na tribuna da Câmara.
A Embasa está roubando o povo de Glória, diz Vereador na tribuna da Câmara.

No último dia 21 de novembro, o vereador Paulo Gomes, de Glória, Bahia, ao usar a tribuna da Câmara fez graves acusações contra a EMBASA, estatal responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto no estado da Bahia.

Segundo o vereador, a EMBASA arrecada altos valores, mas nao investe na qualidade do serviço prestado. Em suas pakavras incisivas ele declarou: " Tome vergonha na cara, porque eu posso provar que a embasa esta assaltando o povo da sede do município e bo interior também”.

Ele também faz crítica ao gerente local de nome Francisco de não atuar na solução dos problemas da região sob sua jurisdição.

O vereador cita, como exemplo, o sistema de abastecimento de água no interior do município, que foi feito "erroneamente". Ele diz que as adutoras acumulam ar, o que prejudica a qualidade da água. Além disso, os hidrômetros são de baixa qualidade e não são instalados corretamente.

Na cidade de Paulo Afonso Bahia, em 2003 foi promulgada uma lei de n.964 que obriga a embasa a colocar equipamento que inibe a cobrança do ar, porem inexplicavelmente essa lei não tem funcionado no município, o que demonstra que a prefeitura não fiscaliza e prejudica a população.

O vereador também critica a cobrança de tarifas altas, que, segundo ele, não correspondem ao serviço prestado. Ele afirma que, na sede do município, os clientes pagam 80% da tarifa, mas apenas 50% da água é de qualidade.

O vereador finaliza sua fala dizendo que a Embasa está "roubando" o povo de Glória, tanto com ligações clandestinas quanto com cobranças abusivas. Ele anuncia que está elaborando um projeto de lei para regulamentar o serviço de fornecimento de água no município.

Análise

As acusações do vereador são graves e merecem ser investigadas. É importante que a Embasa apresente provas para refutar as alegações do vereador.

Se as acusações forem comprovadas, elas representam uma situação grave para a Embasa e para os moradores de Glória. A empresa estaria lesando os clientes e prejudicando a qualidade de vida da população.

Questões a serem investigadas

A Embasa deve investigar as seguintes questões:

·        A qualidade do sistema de abastecimento de água no interior do município;

·        A qualidade dos hidrômetros instalados;

·        A cobrança de tarifas abusivas;

·        A existência de ligações clandestinas.

·        O Ministério Público deve abrir sindicância para apurar por que a lei 964 de 2003 em Paulo Afonso não esta vigorando e quem são os responsáveis e se existe prevaricação do poder público.  

·        O Ministério Público deve convidar o vereador a fazer esclarecimentos e demonstrações como a embasa vem lesando a população e se comprovada as suspeitas adotar medidas judiciais contra a empresa.

A empresa também deve tomar medidas para melhorar o serviço prestado, caso as acusações sejam comprovadas.

Vejam na integra Lei aprovada em Paulo Afonso e que não é fiscalizada:

https://www.portaldafeira.com.br/envios/2023/11/23/9a4cfbe8ff3e71cbd8acac80bb11f2c2.pdf

Procuramos a Gerencia Regional da Embasa em Paulo Afonso que não se pronunciou até o momento, o espaço esta aberto para esclarecimentos.


Últimas

1 até 20 de 2095   Próximo »   Último »
Busca



Enquete

Adiquirindo resultado parcial. Por favor aguarde...


Todos os direitos reservados