O município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, ganhou um reforço na frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ambulância será utilizada para o transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade. A entrega foi feita ontem (16) pelo governador Rui Costa, em Salvador.
Segundo Rui, atualmente 269 municípios são atendidos pelo Samu na Bahia, cobrindo 80% da população. Ele ainda garantiu que a ampliação do serviço vai continuar. Presente á solenidade, o secretário da Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, que recebeu o equipamento, o Samu é imprescindível para qualquer comunidade. “O serviço de Paulo Afonso, que tem 120 mil habitantes é regional, atendendo a diversos municípios. Alexei destacou que é muito importante que tenhamos em boas condições os veículos que transportam pacientes. Então será uma grande população assistida pelo Samu e nós temos certeza de que a demanda vai ser atendida por esta nova ambulância”.
O Samu é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o serviço, o governo está salvando mais vidas e reduzindo o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O atendimento funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, os quais prestam assistência nos casos de urgências traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.