O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou em sua página no facebook que está encabeçado um movimento nacional contra mudanças no Estatuto de Desarmamento. Segundo ele o objetivo de um grupo de deputados e senadores é “liberar a compra e venda de armas, que só abastece a criminalidade”.
A assessoria de Câmara respondeu a inúmeros questionamentos de leitores no perfil. Em um deles o cidadão diz que: “Quero ter o direito de defender a minha família. E pelo que sei desarmaram o cidadão de bem e armaram os marginais. Quando a presa está armada, o predador morre com fome”, desabafou. Ao que lhe foi respondido em nome do governador: “(...) nós entendemos o que você nos diz, mas não podemos concordar que a segurança virá através da violência. Não podemos combater um mal com o que acarreta a sua existência”, rebateu.
Um dos argumentos mais usados por Paulo Câmara é o de que em seu Estado mais de 10 mil armas foram retiradas das ruas através do Pacto Pela Vida.
De acordo com o Mapa da Violência 2015, cinco pessoas morrem por hora no Brasil vítimas de arma de fogo, ou 116 mortes/dia.
Na Bahia nada...
Das 250 cidades mais violentas do país, a Bahia é o Estado com mais cidades, 40 ao todo, além de ocupar o 1º lugar, com Simões Filho. Paulo Afonso está na posição 187º, com 114 mortes entre 2010 e 2012, foi o que apontou o relatório do Mapa da Violência 2015 , construído pelo governo federal em parceria com a Unesco.
Por aqui o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Maurício Barbosa, se limitou a dizer que não comenta o Mapa, e que ele não demonstra a realidade.