A Câmara de Vereadores de Glória aprovou na terça-feira (18/11) o projeto de lei nº 10/2015) que autoriza o município a participar do Consórcio Público de Saúde. Com isso, o município poderá participar do Consorcio de Saúde que, por exemplo, terá como principal investimento a criação de uma Policlínica que oferecerá exames de média complexidade, cuja instalação deverá ser instalada na cidade de Paulo Afonso. De acordo com o vereador gloriense Alex Almeida, esse consórcio, composto pelas cidades de Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida, Abaré, Macururé e Jeremoabo, tem como objetivo promover, em conjunto, ações de saúde pública assistenciais, serviços especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência, entre outras, para atender os munícipes das cidades que compõem o consórcio. Essa é uma das alternativas encontradas pelos gestores dessas cidades para buscar melhorias no atendimento da área de saúde desses municípios e Gloria, estava em atraso com relação ao compromisso de aprovar esta lei e acelerar o processo de implantação do programa, reforça Alex.
A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de co-financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante, ou seja 60%. A policlínica contará com todos os equipamentos para funcionar e deve atender uma região de 500 mil pessoas.
Os municípios, por sua vez, têm que garantir o funcionamento de seus postos de saúde, UPAs e hospitais, sendo os pacientes mandados para as policlínicas só após passarem por um médico em seu município. Os municípios consorciados podem escolher os tipos de serviços, exames e especialidades médicas a serem oferecidos nas policlínicas a exemplo de tomografia, radiologia e biópsia, além de poderem oferecer deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.
Os Consórcios de Saúde surgiram como uma alternativa para os municípios melhorarem o acesso à saúde para sua população.