Agora é a vez dos homens ficarem mais atentos à sua saúde. Depois do Outubro Rosa – que deu destaque a prevenção do câncer de mama - a campanha Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata, este que é o tumor mais frequente entre os homens.
Os dados são alarmantes, segundo informações do portal novembroazul.com.br, que traz informações sobre a campanha, a cada seis homens, um é portador da doença. Por ano, 69 mil novos casos são diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos informou o portal com base em informações do INCA.
Para ajudar a reverter essa realidade a Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso vai desenvolver uma programação à fim de informar os homens sobre como prevenir o câncer e desfazer os muitos mitos que povoam a cabeça das pessoas.
Alexei Vinicius, secretário de saúde, informou que no dia 13/11 haverá o Dia “D” do Novembro Azul com a realização simultânea de palestras nas unidades de saúde e solicitação de exame de PSA (saiba mais abaixo) em parceria com o LACEN.
O secretário disse ainda que detalhes da programação ainda estão sendo acertados – a divulgação acontece na próxima semana.
Formas de diagnóstico
O toque retal é o exame mais preciso que detecta a presença de alterações na próstata, uma glândula que produz parte do líquido que compõe o esperma, e causa na maioria dos homens grande constrangimento.
Mas este não é o único recurso, o médico também pode solicitar o exame de PSA. A sigla significa Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata.
Muitos médicos realizam o exame de toque retal quando observam alterações no PSA. A prevenção deve ser feita a partir dos 40 anos e Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.