O município de Paulo Afonso tem, segundo IBGE 2010, mais de 5 mil pessoas com deficiência consideradas graves ou total, em sua maioria com deficiência física e, foram esses cidadãos que procuraram a 6ª CIRETRAN nesse final de semana (23 e 24/10) para se candidatarem a primeira carteira de motorista ou a sua renovação. Até então, as pessoas com deficiência que necessitassem de sua CNH tinham que se dirigir a Salvador, que possui a única banca permanente de avaliação de pessoa com deficiência que desejam sua carteira de motorista.
A mobilização para vinda da banca examinadora especial para Paulo Afonso já dura muitos anos, mas foi a partir da movimentação das associações de pessoa com deficiência que recolheram assinaturas de dezenas de interessados e a justificativa do difícil deslocamento das pessoas à Salvador, além de diversos ofícios para autoridades feitas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE).
Segundo Luciano Oliveira, presidente da APDEPA, “lutamos muito para vinda dessa banca e já tínhamos perdido a esperança que isso acontecesse. Mas hoje vemos que valeu lutar e esperar. Agora já podemos realizar mais um sonho de muitas pessoas com deficiência que é ter o próprio carro, porque a precariedade do nosso transporte público não nos dá mais opções para chegar a todos os lugares que precisamos”.
O transporte de alguns candidatos a primeira CNH e renovações nesse primeiro dia (24/10), foi garantido no ônibus adaptado da Coordenação da Pessoa com Deficiência da SEDES, apoiados pelo Presidente do COMPEDE, Lúcio Flávio Teixeira, que foi um dos mobilizadores dos interessados e se mostrou satisfeito com essa primeira experiência da banca examinadora especial do Detran em Paulo Afonso. “A vinda da banca especial é uma demonstração desse órgão quanto ao seu papel social na política pública do Estado. Também vem apresentar aos empresários de autoescolas que é viável e com retorno lucrativo investir no setor de instrução em veículos adaptados, já que temos poucas desse tipo na Bahia. Além disso, para uma pessoa com deficiência, no momento em que adquirir sua CNH passa a contar com os vários benefícios, como: isenção de IPI , ICMS , IPVA , rodizio municipal dentre outros”, esclarece Lúcio Flávio.