O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza neste final de semana (24 e 25 de outubro), a avaliação médica para portadores de necessidades especiais, em Paulo Afonso, norte do estado. Os exames para cerca de 30 candidatos foram realizados nas dependências da 6ª Ciretran. O objetivo da Junta Médica Especial é facilitar a vida de moradores de municípios do interior, que pretendem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evitando o deslocamento para Salvador. O trabalho será feito pela Coordenação de Saúde do órgão, de acordo com a Resolução Nº 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A vinda da banca atende a um grande número de pessoas residentes nos vários municípios que integram a 10ª Região. “Essas pessoas até aqui necessitavam de se deslocarem para Salvador para fazerem esses exames especiais, resultando em muitos gastos extras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação”, destacou o coordenador Fábio Martins da 6ª CIRETRAN. Durante a avaliação prática, os candidatos aprovaram a iniciativa de trazer ao norte da Bahia profissionais capazes de habilitar portadores de necessidades especiais sem necessitar do deslocamento dos mesmos até a capital baiana. Contudo, eles aguardam a instalação de uma Banca Permanente em Itabuna para que os serviços prestados possa ganhar periodicidade. Em Paulo Afonso, várias pessoas vão obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial, documento que facilita a locomoção dos portadores de deficiência.
Além de Paulo Afonso, o Detran atenderá também os interessados de Jeremoabo, Euclides da Cunha, Jacobina e Senhor do Bonfim.
A CNH pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado. Os exames de rua serão realizados neste domingo(25).