Um dos símbolos das Olimpíadas, chega a Terra da Energia no dia 27 de maio de 2016. A informação foi confirmada durante o 4º Encontro de Prefeitos, realizado em Guarajuba, no Litoral Norte. Presente ao evento, o ministro do Esporte, George Hilton, ressaltou que a passagem da tocha olímpica integra e mobiliza todo o país.
Na Bahia, além de Paulo Afonso a tocha passará por Salvador, Feira de Santana, Itamaraju, Itapetinga, Itubera, Juazeiro e Vitória da Conquista.
Percurso
Salvador é a sexta cidade a receber a reunião operacional da tocha olímpica. Anteriormente, a discussão passou por Aracaju, Goiânia, Florianópolis, Maceió e Vitória. A tocha vai circular, durante 100 dias, por cerca de 300 cidades de todos os estados, percorrendo 20 mil km.
Ela vai passar pelas mãos de 12 mil condutores. O percurso será iniciado no dia 3 de maio, em Brasília, e concluído em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016. O evento é uma parceria dos governos, o Comitê Rio 2016 e os patrocinadores do revezamento.
Foram selecionadas 82 cidades para a tocha pernoitar e Paulo Afonso foi uma das contempladas. Em cada uma delas haverá shows musicais nacionais e outras atrações para celebrar a passagem da tocha olímpica.