Celebrada de 25 de setembro a 04 de Outubro, a Festa de São Francisco, é o evento mais tradicional de Paulo Afonso, acontece ininterruptamente desde 1950, ano em que a igreja foi inaugurada. Passando por várias reformulações e se adaptando aos tempos, este evento vem procurando se atualizar sem perder suas raízes.
Composta por nove noites de preparação, onde são realizadas celebrações religiosas, exposições de arte, campanhas educativas, apresentações musicais de dança e teatro, além de um espaço gastronômico.
Nos últimos anos a parceria com o Sesc Ler, vem agregando uma biblioteca e espaço para acolhida e atividades educativas com as crianças. Estas têm um lugar, cada noite existe atividades de incentivo à leitura, à convivência pacífica e promoção do espírito artístico, graças à colaboração do Sesc Ler, que vem enriquecendo o cenário cultural de Paulo Afonso.
No dia 04 de outubro, dia em que faleceu Francisco de Assis; dia em que o navegador Américo Vespúcio chegou ao Rio São Francisco e por isso o rio tem o mesmo nome do Santo, a programação começa com a procissão fluvial, por volta das 8:00h. A imagem de São Francisco sai da igreja e vai até as margens do rio, na altura chamada de postes – entre o Bairro Centenário e o BNH – onde segue em barco até a Prainha. O ponto alto é a passagem pela ponte onde muitos lançam flores no santo e no rio. Da Prainha se dirige até a igreja onde se conclui a procissão.
A tarde por volta das 16:00h sai a procissão percorrendo algumas ruas até a Catedral e retornando para a missa final. Destaca-se nesta caminhada de oração a presença de muitos vestidos de São Francisco, convite a se copiar os valores de paz, solidariedade e ecologia que ele semeou.
A Comunidade, com suas parcerias e patrocinadores paga todos os custos sem usar recursos públicos. Por isso se realiza um grande bingo na noite de 03 de outubro. Para este ano os prêmios são duas motos, um fogão, uma bicicleta, uma central de ar.
Cada ano um tema une as atividades. Este ano o tema é ‘Sem Amor eu nada seria’. Retirado da carta de Paulo aos Coríntios convida a recuperar a grandeza de amar em um tempo que nos tira o gosto pela vida, pelo Brasil, pela participação coletiva. Participe da Festa de São Francisco, redescubra os valores maiores da vida.