Permitiu a vida e o destino cuidou de reaproximar o grande estadista municipal e responsável pela emancipação política de Paulo Afonso, Abel Barbosa, de um descendente da “família Neto”, o jovem promissor, advogado, professor universitário, Dr. Jean Roubert, neto de Antônio José Netto, que, junto com seus dois irmãos: José Neto e Manoel Neto participaram, ativamente, com Abel e outros visionários, do processo de emancipação desta encantadora cidade.
Numa visita amistosa à casa de Abel Barbosa, Jean Roubert pode reviver o passado não só da cidade, mas, principalmente, de seu avô, “Antônio Neto”, onde com maestria, o professor Abel Barbosa soube esboçar, em ligeiras palavras, um resumo da história política de Paulo Afonso.
Ao final da visita, o experiente político, Abel Babosa incentivou, o jovem Jean Roubert a entrar na vida pública partidária, e o persuadiu dizendo: “Entre na política e assuma essa responsabilidade para consolidar a história que foi escrita, não com sangue, mas com o suor dos Netos”.
Parabéns Paulo Afonso por seus 57 anos de emancipação política! Mas, não devemos nos esquecer dos homens e das mulheres que devotaram suas vidas em prol desse sonho, dentre estes, devo mencionar ainda em vida: Abel Barbosa e Dona Risalva. E in memoriam: Luiz Inocêncio, Antônio José Neto, Manoel Neto, José Neto, João Vicente Ferreira, João Francisco, Antônio Patrício, Alcino Gomes, José Aquilino, Francisco Domingos, conforme relata o mestre Galdino (In: De Forquilha e Paulo Afonso: História e Memórias de Pioneiros, pag. 66).
Saudações de Jean Roubert