Marcados pelo aprofundamento da Operação Lava Jato e pela desaceleração na economia, os primeiros seis meses de 2015 não foram fáceis para o governo federal. O reflexo do cenário político é exposto na pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (20). De acordo com o levantamento, a presidente Dilma Rousseff (PT) chega ao fim do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado.
Na série histórica da pesquisa, o percentual de Dilma só fica atrás dos 68% de ruim e péssimo apresentados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992. O levantamento do Datafolha foi realizado na quarta (17) e na quinta (18). Segundo o instituto, apenas 10% dos brasileiros classificam o governo petista como bom ou ótimo.
Os resultados ocorrem em meio à uma série de eventos negativos para a imagem da presidente, como o risco de rejeição das contas do governo em 2014 pelo Tribunal de Contas da União e novas prisões na Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras.