O vereador Luiz Aureliano PT está encaminhando um documento ao executivo estabelecendo o cumprimento do que preconiza a Lei orgânica do município sobre eleições diretas para diretores das escolas municipais. O objetivo, diz o petista é o de assegurar aos gestores e educadores que estes tenham independência e autonomia para propor ações que elevem o padrão educacional no município. Assim os pais, professores e funcionários administrativos, que vivem o dia a dia da escola, podem democraticamente apontar as soluções que realmente atendam às demandas da comunidade.
“Em um ambiente de diálogo respeitoso em que educadores, prefeitura e os usuários das escolas é que podem surgir as soluções criativas e inovadoras que a educação precisa e mercê para avançar”, diz Aureliano.
A Lei orgânica cumpre o papel de uma espécie de constituição do município e seja quem for o prefeito, deve obedecê-la. Assim esse modelo democrático e avançado de gestão das escolas tende a se perpetuar e a se aperfeiçoar, levando o padrão da educação no município a alcançar padrões mais elevados.
As eleições diretas para diretor também se constituem em uma antiga luta da categoria e das comunidades organizadas.
“O processo de eleições diretas para diretor de escola, além de ser o mais moderno e democrático, permite ao gestor apresentar soluções adaptadas às condições de cada unidade e da comunidade por ela assistida. Com autonomia e sem medo de perseguições, nossos educadores terão a chance de fazer uma gestão mais próxima da realidade encontrada em cada bairro da cidade”, analisa Luiz Aureliano. O vereador entende que nesse momento de crise é que surgem as oportunidades para superar problemas.