Os brasileiros permanecerão pagando uma taxa extra na conta de luz em junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve nesta sexta-feira (29) a bandeira vermelha como indicativo de custos mais altos para o próximo mês na geração, por conta da situação de escassez nos reservatórios.
Com isso, os consumidores já vão atravessar pelo menos metade de 2015 carregando esse custo mais alto nas tarifas, que vem desde janeiro.
Nos primeiros três meses deste ano, segundo números já divulgados pela Aneel, os brasileiros já pagaram R$ 2,4 bilhões a mais nas contas de energia apenas por causa da cobrança da bandeira.
Metade disso se refere a março, o dado mais atual, quando os cálculos foram alterados para a cobrança ser ainda maior do que nos primeiros dois meses do ano.
Pelas condições atuais, os consumidores de energia elétrica pagam em suas contas R$ 5,50 a mais para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias vem sendo cobrado no Distrito Federal e em todos os estados do país, exceto Amapá e Roraima.