Nesta quinta-feira (28), estudantes da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto assistiram a uma palestra proferida pelo juiz João Paulo Pirôpo. O objetivo do projeto foi sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar, extraescolar e seu entorno para um chamamento à reflexão sobre os mais diferentes tipos de violência existentes no interior da escola, na família e na comunidade como um todo, como ressaltou a coordenadora Ciane Cristina. O tema abordado teve como texto base o Projeto de Combate À violência “Trilhando caminhos em busca da Paz", elaborado pela direção da escola.
O convite ao magistrado foi feito pela direção da escola e coordenadores que desenvolveram o projeto de combate à violência. Segundo a diretora Luciana Silva Santos, aquele estabelecimento de ensino fora escolhido justamente por estar inserido numa das áreas de maiores conflitos do bairro Tancredo Neves.
A explanação referendada pelos interlocutores dimensionou a ausência dos pais no processo de educação dos filhos.
A falta de limites, transferindo a responsabilidade para as escolas traz consequências como evasão escolar, repetência, gravidez e, posteriormente, o uso de drogas e prática de delitos, muitas vezes em decorrência do vício, observou o juiz João Paulo, cuja intenção foi despertar a conscientização dos estudantes, com idades entre nove e 16 anos, em plena formação de caráter.
O magistrado acredita que ações desta natureza renderão bons frutos contra a violência e o uso de drogas, e refletirão na sociedade futura.
Além do juiz João Paulo Pirôpo participaram da iniciativa a 18ª Coordenadoria Regional de Polícia, o CRAS, Conselho Tutelar, 20º BPM, SEDES, COORPIN, PSFs, Ronda Escolar, Guarda Municipal, Academia da Cidadania, Cozinha Comunitária, SESC e CSU