Os prefeitos dos nove municípios que formam a microrregião de Paulo Afonso e os secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, reuniram-se nesta sexta-feira (22), na casa da diretoria da CHESF, para discutir sobre a implantação do consocio de saúde. Este é um novo modelo de financiamento que conta com a participação do estado, onde ele entra com 40% da manutenção e os municípios consociados com 60%, que busca simultaneamente ofertar mais serviços, descentralizar a assistência e diminuir a demanda de pacientes para Salvador.
Segundo o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, o consocio federativo de saúde é uma experiência inédita na Bahia, que tem como objetivo ajudar a co-financiar as demandas de médias complexidades da região, levando atenção e assistência de especialistas e exames especializados de imagens para mais próximo dos pacientes, dentro de um projeto do governo denominado saúde mais perto de você.
O projeto inicial visa à formação de 10 consócios e 10 policlínicas, entre 2015 e 2016, e mais 18 dentro dos próximos quatro anos de governo, totalizando 28. Cada policlínica terá aproximadamente 20 especialidades, a exemplo de cardiologia, angiologia e endocrinologia e realizarão exames de imagens como endoscopia, ecocardiograma, ressonância magnética, entre outros, e um pequeno centro cirúrgico. Tendo o Governo da Bahia e os municípios como gestores.
Para o prefeito, Anilton Bastos, a implantação desse consócio de saúde no município é um ganho muito especial para a população: “Nós acreditamos que as dificuldades são muito grandes na saúde, por isso, toda e qualquer ação que vier a melhorar e diminuir o sofrimento das pessoas é muito bem-vindo. Vai ser muito bom, pois vai dar celeridade aos exames e diminuindo a ida de muitas pessoas à Salvador, além disso, vai ser um ganho para as pessoas que procuram os serviços dos PSF. Nós entendemos que esse vai ser mais um passo importante para a microrregião de Paulo Afonso.”, destaca.
A próxima reunião entre os prefeitos dos municípios está marcada para o dia 03 de junho, no auditório Edson Teixeira, as 08h30min. Que irá discutir a formalização legal do consócio e encaminhar o projeto de lei as Câmaras Municipais para enfim, colocar em prática o consócio da saúde. A microrregião de saúde de Paulo Afonso é composta pelos municípios de: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.